Inbound marketing: saiba como essa estratégia pode ajudar sua empresa

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A forma de se fazer marketing mudou nos últimos anos. Enquanto antigamente a ideia era empurrar produtos e serviços para o consumidor, agora a ideia é conquistar clientes, utilizando estratégias e ferramentas que encaminhem ao cliente para a tomada de decisão. Mas o que é inbound marketing? Entenda de que forma esta estratégia pode ajudar na captação de clientes da sua empresa.

imãO que é inbound marketing?

O novo marketing é chamado de inbound marketing, uma estratégia nova para atrair e conquistar clientes. Basicamente, o objetivo é oferecer informações a potenciais consumidores para ganhar o interesse deles.

Essa forma de atração de clientes é bem diferente do marketing tradicional, chamado de outbound marketing, e traz mais benefícios aos consumidores. Pesquisas demonstram que o inbound marketing chega a ser 62% mais barato para as empresas do que o outbound marketing. O retorno sobre o investimento (ROI, ou Return on Investment) médio é de 275% com o uso das ferramentas de inbound marketing.

Ou seja, esta é uma forma de atração de clientes mais barata e vantajosa. Além disso, o inbound marketing está adaptado aos novos comportamentos do consumidor, porque oferece ao potencial cliente a possibilidade de pesquisar e obter a informação que precisa por meio de conteúdos relevantes. Ou seja, guia o consumidor em sua jornada de compra, também conhecida por buyer’s journey.

Jornada de comprafunil-de-vendas-inbound-marketing

A buyer’s journey é a jornada de compra do consumidor; em outras palavras, o caminho pelo qual o cliente passa até escolher o produto ou serviço mais adequado às suas necessidades. Esse conceito está relacionado ao funil de vendas, conhecido por ter três etapas.

Topo do funil

O topo do funil é a etapa de atração dos consumidores. Nessa fase, o objetivo é atrair visitantes para o blog ou o site da empresa e o conteúdo deve ser mais amplo e geral, a fim de criar uma necessidade ou demanda no consumidor. Os melhores formatos de conteúdo para essa etapa são posts no blog da empresa, e-books, infográficos etc.

Meio do funil

No meio do funil, o objetivo é que o cliente se torne um lead, ou seja, deixe suas informações de contato, especialmente o e-mail, para que a empresa possa oferecer conteúdos personalizados e um atendimento direcionado. Esta etapa é importante porque é fundamental para a concretização do negócio. O melhor formato de conteúdo para essa etapa são landing pages, guias e webinars, que permitem aprofundar mais o conteúdo e repassar informações relevantes.

Fundo do funil

Esta é a etapa da oportunidade, quando o cliente tem acesso a informações específicas e sana suas dúvidas a fim de decidir pela compra do produto ou serviço. Neste momento, deve-se ofertar conteúdos aprofundados e com diversas informações sobre o produto ou o serviço e também sobre a empresa. Por isso, os formatos mais recomendados são planilhas, cases, calculadora de ROI etc.

Aplicações do inbound marketing

Qualquer empresa pode adotar o inbound marketing, independentemente do produto ou serviço que venda ou do mercado em que trabalhe (B2B, que vende para empresas, ou B2C, que vende para o consumidor final).

Em cada um dos casos, é preciso adaptar o conteúdo e os formatos utilizados. Por isso, uma agência, que possui profissionais habilitados, é a melhor opção para ter bons resultados.

Se você quer saber mais sobre o que é inbound marketing, deixe seu comentário ou entre em contato.

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