Como criar o planejamento de marketing da sua empresa

Planejamento_marketing_digital

Planejar é preciso! Principalmente se você está buscando resultados com o marketing digital. Se você decidiu começar o marketing digital da sua empresa, é preciso planejar para executar.

O planejamento ajuda você a trilhar o caminho para obter resultados, ele vai funcionar como referência para o desenvolvimento de todas as ações. Por isso, é preciso pensar com calma e formular o planejamento de maneira adequada. Não sabe por onde começar? Vamos te dar uma ajudinha.

Como_começar_planejamento_marketing_digitalComo começar

Comece estabelecendo objetivos. Onde você quer chegar e quais são os resultados que você espera com o marketing digital. Estabelecer objetivos é importante. Assim, você consegue criar estratégias e planos de ação para seu negócio. Começar a produzir conteúdo, sem ter claro os objetivos, é dar tiro no escuro.

Tenha objetivos claros e plausíveis. Criar um objetivo inalcançável vai gerar um desgaste na sua comunicação e você pode acabar se desistindo. Faça uma sondagem de mercado e estabeleça objetivos reais e principalmente mensuráveis.

Depois dos objetivos, é preciso que você conheça seu público alvo. Esse é uma etapa importante do processo. Entenda seu nicho, a faixa etária dos seus consumidores, gênero, classe social, nível de instrução, estado civil e todas as informações que você julgar necessário para saber com quem você está falando ou quer falar.

Com seu público alvo estabelecido, construa sua persona. Assim você sabe para quem você está direcionando seu conteúdo. Para construir essa persona é importante você fazer uma pesquisa ampla. Elabore um questionário, pergunte qual o interesse do seu público alvo, conheça o máximo que você puder dele. Com isso, você consegue criar um perfil ideal e comunicar-se com ele de maneira eficaz.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo será baseada na sua persona. Assim você sabe qual a linguagem usar, a frequência de produção e quantidade de conteúdos ideais para seu público. Além disso, é importante você determinar um cronograma para que você consiga produzir com antecedência os conteúdos da sua página.

Para criar um cronograma do zero, pense na jornada do cliente. Elabore em um calendário com datas importantes para seu negócio. Procure datas que tenham relação com seu produto, marca ou serviço. Faça planilhas para organizar os conteúdos, isso ajudará numa visão geral de todas as suas ações e facilitará seu trabalho. Afinal não é sempre que você terá boas ideias e a planilha ajuda a lembrar quais assuntos já foram pautados e quais devem ser os próximos passos.

métricasOrganize seu tempo

Se é só você que irá fazer todo o trabalho, é importante você planejar o tempo que você irá dispensar para isso todas as semanas. Defina um horário e dedique seu tempo para isso. Essa não é uma tarefa secundária do seu negócio e deve ser levada a sério.

Construir uma audiência é difícil e depende de muito esforço. De nada adianta você criar página nas redes sociais e blog, mas não construir um bom conteúdo ou não fazer isso periodicamente. Se você não consegue executar sozinho, pense em alguém que possa te auxiliar com esse trabalho. Pedir para que alguém leia ou revise seu material é importante para que as coisas saiam da maneira que você planejou.

A grande vantagem do marketing digital é poder observar os dados que os site e redes sociais entregam para você. Use-os a seu favor. Com eles você pode repensar estratégias e criar novas formas de atender seu público, se for o caso, ou investir em conteúdo mais específicos, por exemplo.

Não sabe como montar um planejamento de marketing digital?

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