Como construir uma estratégia de marketing para sua empresa

SODA

O Planejamento de Marketing auxilia a empresa a conquistar o que ela está buscando, seja mais vendas, fidelização do cliente, controle de gastos ou no crescimento da empresa. Um bom plano de marketing evita achismos e investimentos furados, fazendo assim com que o trabalho funcione de maneira mais eficiente.

O primeiro passo para construir o plano de marketing é determinar o que sua empresa está buscando. Um plano de fidelização é diferente de um de vendas. Por isso é importante olhar para empresa e ajustar as necessidades e, só então, começar a construir um plano de acordo com a necessidade a ser suprida.

 

Análise

2(1) Despertada a necessidade de um plano, é preciso muita análise para poder constitui-lo de maneira eficiente. Olhe para o cenário interno e externo da sua empresa, seu segmento de mercado, seus concorrentes, o que eles estão fazendo. Assim você pode buscar novas frentes, agir de maneira diferente deles e destacar-se. Observe, ainda, os pontos fracos e fortes da sua empresa.

Outra análise a ser feita é financeira. Você tem o capital para programar um plano que necessita de muito dinheiro? Se não, reorganize seu plano de modo que tudo o que precisa ser feito não estoure o orçamento, ou então, que o dinheiro acabe antes do que planejado seja executado.

Definição de público alvo

Escolha seu público. E mais, conheça ele de maneira bem profunda. Como você vai se comunicar com alguém que não conhece? É muito importante saber o que seu público quer, como ele quer, para que ele quer. Quando mais informações você tiver, mais subsídios terá para entregar essas necessidades da maneira mais eficiente.

Objetivos, metas e estratégias

Isso deve estar bastante claro no momento da construção do plano de marketing. É necessário traçar os objetivos claros, que sejam alcançáveis com seu orçamento, tempo e equipe de trabalho. De nada adianta um plano amplo se você não terá recursos para executá-lo. Evite achismos. É preciso investigar qual a necessidade real da sua empresa e focar nela. Foco é o principal para construção do plano de marketing.

1(1) Crie estratégias concretas, implante medidas, crie metas, estimule ações plausíveis. Busque estratégias que estejam de acordo com todas as características do seu público e empresas concorrentes (nunca se esqueça deles). Às vezes você gasta tempo para a construção de um plano e a execução é exatamente igual à de um concorrente; aí tudo o que você construiu vai por água abaixo.

Implementação

Defina um tempo de execução das ações pensadas. Para isso, você precisa monitorar suas ações, fazer análises e estudar todo o plano, os objetivos, revisar metas, alterar objetivos e estratégicas, se necessário. Registrar tudo é importante para avaliar o que deu certo e o que não deu certo.

O plano de marketing não é um documento definitivo. Ele deve estar aberto às mudanças e ajustes que forem surgindo. Além disso, os dados de conquistas e avanços devem ser anexados ao documento. Assim novos objetivos e estratégias podem ser criados à medida que o plano evolui.

Ficar atento ao seu público e as demandas do mercado é essencial para execução do trabalho. Ficou com alguma dúvida?

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