Leads: o que são e como conquistá-los

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Você sabe o que são Leads?

Nesse texto vamos explicar isso para você e também mostrar como você pode conquistar, nutrir e transformá-los em clientes para seu negócio. Vamos lá.

 

O que são:

Um lead é um contato de uma pessoa ou empresa que demostrou interesse em seu produto ou serviço.

 

Como gerar interesse

Para conquistá-los é preciso estruturar um conteúdo que supra a necessidade dele. E como fazer para transformar um contato em lead qualificado, quer dizer, aquele que pode ser seu potencial cliente? Nutrindo, fornecendo informações relevantes. Isso mesmo, a criação de uma persona estruturada pode fazer com que você planeje conteúdo de acordo com a necessidade do seu cliente. Você dispõe seu conteúdo de forma atrativa para gerar o interesse dele.

Mas como adquiro esses contatos? Produzindo conteúdo de qualidade, como textos para blog, ebooks, infográficos ou vídeos. Você “troca” seus conteúdos pelos contatos e começa a construir sua lista.

 

Nutrição

conecte com seu publicoÉ necessário que você mantenha uma relação com esse Lead. Nessa etapa, a produção de conteúdo deve ser frequente, bem como a distribuição dele também. Envie e-mails frequentes, mantenha o conteúdo atualizado e divulgue isso nas redes sociais.

O sistema de aquisição de leads é como um funil. Você deve produzir conteúdo pensando na sua persona, começando com conteúdos mais gerais e abrangentes. Eles irão atrair vários contatos, mas nem todos irão precisar dos seus serviços. Esses conteúdos são conhecidos como Topo de Funil. Nele você atrai contatos que podem se tornar leads.

Para transformar esses contatos adquiridos com conteúdo de topo de funil é preciso qualificados e transformá-los em leads. Vale lembrar que nem todos os contatos vão virar leads, mas cabe a você transformar o máximo possível deles.

 

Qualificando e convertendo

compraA próxima etapa (chamada meio de funil) é definir seus leads e começar a criar mais conteúdos. Este é o momento intermediário do funil de vendas, focado em conteúdos mais ricos, densos e específicos, porque as pessoas já têm o conhecimento básico e estão interessadas no que você tem a entregar.

 

Fundo de funil e vendas

As etapas anteriores são muito importantes para você ter sucesso na conversão do seu lead em cliente. Quando chega no chamado fundo de funil, ele já está buscando solução, a sua solução. Para “fisgar” o seu cliente de vez você deve gerar um conteúdo específico para que ele possa conhecer um pouco mais do seu serviço e assim, você converter esse lead em cliente. Uma análise ou treinamento relacionado a seu produto pode ser um bom chamariz para isso.

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