Tenha um responsável pelas redes sociais da sua empresa

SODA (2)

 

 

Dentro do processo do marketing digital é importante ter um calendário de postagens, objetivos, análise e, o principal, relacionamento com seus seguidores. Certo!? Isso só é possível com um responsável por essas tarefas. Não é preciso dedicação exclusiva, mas é preciso tempo e disposição para que tudo seja feito da maneira certa.

 

Algumas estratégias são importantes para quem está buscando manter a periodicidade na produção de conteúdo e relacionamento com seus seguidores nas redes sociais.

 

Organização

 

2Planeje suas postagens. Montar um calendário editorial é essencial para que você tenha periodicidade. Pesquise os dias importantes para seu negócio, feriados e dias para promoções para você planejar seu conteúdo a partir disso.

 

Programe suas postagens. Você pode fazê-las de uma só vez e agendar para os dias que você quer. Isso ajuda a visualizar seus conteúdos e planejá-los de maneira eficaz para o seu negócio.

 

Esteja disponível

 

3Sabemos que você não pode ficar o dia todo checando cada notificação das redes sociais. Mas é importante tirar um tempo da sua rotina para responder mensagens e comentários das suas páginas.  A premissa das redes sociais é o relacionamento com os usuários. De nada adianta você ter uma página e não manter esse relacionamento com seus seguidores.

Uma dica importante em relação a isso é não ter conta em muitas redes sociais. Isso mesmo! Pode soar estranho, mas se você não tem muito tempo, é melhor manter uma conta só, alimentá-la e relacionar-se com seus seguidores, do que você atuar em diversas redes, sem ter resultado em nenhuma delas.

 

Fale da maneira certa

 

Antes de escolher a rede social, a linguagem e a periodicidade que você vai usar, é importante definir quem é seu público e sua persona. Assim fica mais fácil de você identificar em qual rede e qual linguagem é mais adequada bem como a periodicidade das suas postagens.

 

1Use a linguagem do seu público. Não seja muito formal porque, afinal, você está em uma rede social!. Você pode usar abreviações e até gírias, se for costume dos seus seguidores. O importante é conhecer como é a linguagem da internet. Por exemplo, dar uma resposta em caixa alta pode significar que você está gritando. Isso não é adequado e pode ofender seu seguidor. Por isso, fique atento e certifique-se de como você está se comunicando com o seu seguidor.

Outra dica importante é em relação a gerenciar uma crise. Pode ser difícil receber uma crítica ou comentário negativo, mas é preciso que você reaja. Isso não quer dizer que você deve agir como se a culpa fosse do cliente ou menosprezá-lo, tampouco apagar o comentário sem que ele tenha uma resposta. Escute o que o seu cliente tem a dizer, converse com ele e resolva, de maneira cordial e educada.

As redes sociais demandam tempo e uma dedicação. Mas se você não tem esta disponibilidade e precisa de ajuda para gerenciar seu conteúdo e redes sociais, entre em contato.

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