Como destacar em meio a concorrência

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3Destacar-se é a vontade de todos os prestadores de serviço e lojista. Qual é a estratégia que fideliza clientes e atende suas expectativas? Ainda mais quando o mercado está cheio de opções.

Conheça seu cliente

O primeiro passo é conhecer, muito bem, o seu cliente. Você deve saber o que seu cliente gosta, como gosta de comprar, como gosta de ser abordado. Tudo isso, pode ajudar você a conquistar mais clientes potenciais. Mas você pode estar se perguntando, como faço para conhece-lo?

Pesquise. Faça formulários, pergunte a ele diretamente quando entrar em contato com você. Monitore as redes sociais e veja quais são aos assuntos mais interessantes para o seu cliente. Conhecendo seu cliente, você pode entregar o produto ou serviço adequado para ele.

 

 

Entregue a melhor experiência

 

1Não importa qual é o seu produto ou mesmo o valor dele. O que importa é a experiência de compra que você entregará para o seu cliente. Hoje, os produtos e serviços de maior sucesso são os que criaram um experiência de compra que surpreende ou que supre a necessidade dos clientes. Dois bons exemplos disso são a Netflix, serviço de streaming de filmes e séries e o Nubank, startup de serviços financeiros.

 

Netiflix

 

A Netflix apresentou uma nova forma de mostrar um velho produto, dando a possibilidade de você escolher o filme ou série que quer ver, sem interrupções. Mas você pode dizer que isso também era possível quando se alugava um dvd na locadora, lembra dela!? Já parou para pensar por que esse serviço padeceu? Além de você ter que sair de casa para escolher seu filme, você poderia não encontra-lo na prateleira ou pior, esquecer de devolver e ter que amargar uma multa! No Netflix você não tem nada disso, apenas um valor mensal.

 

 

Nubank

O Nubank é um bom exemplo do que se pode ser feito num mercado que parece saturado. Ele conquistou muitos clientes fiéis com um velho conhecido de todos: o cartão de crédito. Mas além de oferecer um serviço sem anuidade, tem um atendimento exemplar, que realmente atende as necessidades do usuários.

 

2Agora vamos mostrar algo comum entre os dois serviços: relacionamento. O bom relacionamento das marcas com seus consumidores. As duas tem um relacionamento constante com seus cliente, não somente no momento da compra. Perguntar o que ele quer, estimular um diálogo e informar faz parte do processo de venda dessas empresas e deve fazer parte da sua também.

Seu produto pode não conseguir diferenciar-se da concorrência. Mas seu atendimento sim. Para destacar-se no mercado invista para conhecer o seu cliente, entender o que ele está buscando, valorizá-lo e principalmente relacionar-se de maneira eficiente para você e para ele. O cliente é sua arma para diferenciar seus serviços e produtos.

 

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