Como saber quem é o seu cliente

como saber quem é seu cliente

2Já falamos em diversos textos aqui no blog que conhecer o seu público é essencial para construir sua persona, executar o seu marketing digital e conquistar os objetivos do seu planejamento de marketing.

Nesse texto vamos destacar o que é importante conhecer para conquistar seus clientes. Sabendo disso, você dará um passo importante para gerar mais expectativas, alcançar a fidelidade de compra dos seus clientes e, o mais importante, criar uma vantagem competitiva.

Entenda a relação do seu cliente com seu produto e qual o caminho de compra dele. Quando você entende a necessidade do seu cliente, você melhora a comunicação com ele e aumenta as chances de concretizar a venda.

Para conseguir entender melhor o seu consumidor, você precisa conhecer os quatro fatores principais que influenciam as pessoas no momento da compra: pessoais, sociais, culturais e psicológicos.

 

Fatores pessoais

 

1Esse fator diz respeito a cada indivíduo e perpassa pelo gênero, idade, personalidade, nível sócio econômico, cultura e seu histórico de vida. Esse critério pode variar dentro de um mesmo grupo. Por exemplo, irmãos com a mesma idade e nível social podem ter comportamento completamente diferentes, já que, apesar de diversas semelhanças, eles têm históricos de vida diferentes.

Por isso, é importante você conhecer, muito bem, seus clientes e isso só acontece com relacionamento. Quanto mais você relacionar-se com ele, mais chances você tem de acertar.

 

Fatores culturais

 

Desde os primeiros anos de nossas vidas recebemos crenças e valores dos nossos pais, familiares, escola e demais instituições. Somos muito influenciados por esses fatores todos os dias. Nossas decisões de compra passam por todos esses valores, que viram critérios de escolha e negociação.

Esses fatores não só influenciam a escolha do produto, mas como chegar até ele. Temos pessoas que compram por impulso, as que não compram com cartão de crédito e as que pesquisam, fazem cotação de valores e ainda negociam o preço dos produtos. O vendedor precisa ter habilidade e paciência para convencer o cliente a comprar o seu produto.

Isso só é possível quando ele entende qual é o estágio de compra e qual o estilo de compra desse cliente. Uma abordagem no momento errado pode fazer você perder a venda. Por isso é tá necessário prestar atenção nos fatores que influenciam as compras dos seus clientes.

 

3Fatores sociais
Esses são fatores externos de um grupo que acabam gerando influência sobre o comportamento de pessoas. Os fatores sociais influenciam o comportamento, estilo de vida e autoimagem de cada um. Essas características potencializam as escolhas individuais e são fortes influenciadores no momento da compra.

Um indivíduo que, por exemplo, identifica-se com um grupo de defesa dos animais e não consome nada de origem animal não quer relacionar-se com uma marca que utiliza a matéria prima animal.

Todos esses fatores estão interligados e são influenciados pelo fator psicológico. Vamos explicar com mais detalhes esse fator no nosso próximo texto. Fique ligado aqui no blog e até a próxima.

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