Você sabe o que é DNA de marca?

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Você não quer que sua marca seja apenas uma estampa, quer?

Por trás de uma marca existe sempre uma grande ideia! São os elementos que compõem o DNA da marca. No texto de hoje vamos falar um pouco destes elementos e a importância que eles têm dentro do processo de identidade dela.

 Na concepção da marca ou até no momento de seu reposicionamento no mercado, alguns questionamentos devem ser feitos para sua reflexão e elaboração.

 

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Quanto à interioridade da marca, observamos três pontos:

Valores: Que atributos (racionais e/ou emocionais) nos diferenciam dos concorrentes e nos tornam relevantes para os consumidores?

Essência: O que temos de mais fundamental que sintetiza o nosso valor? A essência nunca deve mudar, mesmo que todo o restante mude.

Sonho: Que espaço ideal pretendemos ocupar no futuro?

 
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Quanto à exterioridade da marca, temos mais três pontos a observar:

Promessa de valor: Principal razão pelo qual o produto deve ser comprado.

Tom: Que estilo orientará a comunicação e as demais formas de apresentação ao mercado?

Posicionamento: Que espaço perceptual único ocupar na mente de nossos públicos-alvo?

 

 

As respostas permitem à marca estar em um espaço perceptual = conceito.

 

3Sabe dizer quais marcas vêm à mente com base nesses conceitos abaixo?
Margarina com qualidade de vida.

Bombom com recheio de romantismo.

Motocicletas equipadas com espírito americano.

Refrigerante com sabor das delícias da juventude.

 

 

Algumas dicas para definir esses conceitos são os drivers de posicionamento: Atributo (característica marcante), Usuário (para quem usará), Benefício (líder em determinado adjetivo), Concorrente (aponta algo que a diferencie), Qualidade Relativa (mais valor), Liderança (apontar vantagem absoluta), Tradição (vínculo com público) e Atitude (postura com público)

 

Alinhar os propósitos da sua marca e da sua empresa com os interesses e desejos do mercado, facilitam melhor posicionamento e preferência aos olhos dos consumidores.

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