Estratégia de marketing, o que você precisa saber

Estratégia de marketingo que você precisa saber

Sabe-se que a área de Publicidade, Propaganda e Marketing não é somente criar logotipos e belas campanhas para sensibilizar a população. Há um trabalho árduo e contínuo por trás disso, nos bastidores – as estratégias.

 

O que é estratégia?

3Entre outros conceitos, é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos atuais da organização.

 

Alguns segmentos devem ser analisados para desenvolver as estratégias, como o demográfico, econômico, sociopolítico e tecnológico. Saber de que forma sua empresa está inserida e sendo influenciada por esses segmentos poderá nortear as decisões a serem tomadas.

 

Essas avaliações facilitam a criação de cenários, hipóteses e tendências para identificar as diferentes situações que podem vir a ocorrer. Assim, podem-se diminuir riscos, prever mudanças e melhorar o preparo para lidar com as incertezas.

 

Para isso, contamos com algumas ferramentas de análise do ambiente:

 

As 5 Forças de PorterAs 5 Forças de Porter

Analisar e avaliar cada uma delas favorece maior conhecimento do mercado e da própria empresa.

Estratégias Genéricas

Porter propõe que, para uma empresa ter retornos superiores à média de seu setor, convém que ela adote um perfil estratégico de liderança de custos ou diferenciação ou enfoque.

 

 


Matriz SWOT (FOFA)

Matriz SWOT (FOFA)Essa matriz permite que a empresa visualize as forças e fraquezas do ambiente de maior controle – o interno, e também as ameaças e oportunidade de menor controle – o externo, a fim de elaborar estratégias para sua manutenção e permanência no mercado.

Existem inúmeras outras estratégias que as empresas, independentemente de seu porte, podem utilizar. Todas são complementares e trazem resultados que se somam e norteiam as decisões de acordo com seus interesses.

E aí, vamos começar a rever esses conceitos e buscar estruturar-se cada vez mais?

 

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