Comportamento do consumidor, o que é importante saber!

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Para começar temos que responder algumas perguntas. Você sabe quem é seu cliente? Aonde ele está e como ele age?

 

Muitas vezes a comunicação das empresas não está alinhada entre o que se vende X para quem se vende.

Pode ser que você esteja oferecendo seu produto para alguém que não tenha o perfil de usuário, tornando ineficiente e oneroso todo o investimento feito para alcançar essa prospecção.

 

O que afeta o comportamento de um consumidor?

Núcleo psicológico, cultura inserida, experiências e tomadas de decisões.

Vamos entender isso com esse fluxograma:

O que afeta o comportamento de um consumidor_

 

Esses tópicos anteriores norteiam alguns parâmetros para identificar o perfil dos públicos, mas os consumidores não adotam necessariamente um único tipo de regra de escolha em suas decisões de compra. Em alguns casos, usam uma estratégia de etapas que combina duas ou mais regras.

 

Por isso, a pesquisa de consumidor se faz importante e necessária, sempre que a empresa necessita obter informações para alinhar suas estratégias de mercado. Você precisa saber com quem está conversando e para quem está vendendo…você sabe?

 

INICIADOR = quem decide que uma necessidade não está satisfeita

INFLUENCIADOR = tem o poder para orientar ou modificar a compra do produto

DECISOR = quem autoriza a compra

COMPRADOR = pessoa encarregada de realizar o negócio

USUÁRIO = pessoa a quem está destinado o produto

 

Empresas especializadas e agências de comunicação são grandes parceiras nesse momento, pois detém conhecimento e ferramentas fundamentais para interpretar os resultados e elaborar, junto com os diretores, o planejamento ideal para promover o seu negócio!

 

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